segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A realidade da Copa do Brasil 2014

segunda-feira, 31 de outubro de 2011 0

A Revolução Russa

Lênin, o grande herói da Revolução

No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).

Rússia Czarista

Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.

Nicolau II e sua família.
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.



A Rússia na Primeira Guerra Mundial:



Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar.



Greves, manifestações e a queda da monarquia

As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.

domingo, 30 de outubro de 2011

Motivos para não ser Flamenguista (parte 1)

domingo, 30 de outubro de 2011 0

Anonymous tira do ar 40 sites de abuso infantil

O grupo hacker Anonymous conseguiu tirar do ar 40 sites  com imagens de abuso sexual infantil. Os ataques foram realizados como parte da Operação Darknet, que tem com foco  grupos de abuso que trocavam imagens através da rede Tor.


A rede Tor mantém  o anonimato de seus usuários fazendo roteamento de navegação na web através de uma série de servidores espalhados pela rede. Isto torna mais difícil de rastrear usuários e monitorar o que eles estão vendo.

Uma inovação recentemente adicionada ao Tor  é a capacidade de criar uma darknet,  uma rede que funciona de forma semelhante à web, mas pode ser vista apenas pelos  usuários do Tor.
Os membros do Anonymous removeram os links, que logo foram repostados. Assim, o grupo deixou o site off-line e avisou a empresa que estava hospedando os links.

Em um documento que detalha suas ações, o grupo  disse que pediu à empresa para remover o conteúdo ilegal, mas como o pedido foi recusado,  eles invadiram a rede da empresa e encerraram uma série de computadores que hospedavam as imagens do abuso infantil.  

sábado, 29 de outubro de 2011

SIMULADO 04/11 9º ANO AO 3º ANO ENSINO MÉDIO

sábado, 29 de outubro de 2011 0
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA 
MATÉRIAS DOS TRÊS PRIMEIROS BIMESTRES!
DUAS QUESTÕES DE CADA BIMESTRE!

ÁFRICA TERIA SIDO BERÇO DE TODA A LINGUAGEM HUMANA

Uma pesquisa publicada pela “Science” mostra que a origem da língua falada está na África. Já se sabia que o homem moderno surgiu no continente e, com este estudo, vem a hipótese de que existe uma relação entre os dois aspectos.


As línguagens se espalharam da mesma maneira que nós expandimos, essa é a conclusão do artigo, já que não levamos só os nossos genes, levamos a língua também.


Uma hipótese para por que conseguimos expandir tão rapidamente a partir da África é que a língua complexa foi uma inovação, uma vantagem real para nós, permitindo que cooperássemos e nos coordenássemos em grupos, mais que qualquer outro hominídeo. Embora não se possa afirmar com certeza, calcula-se que as línguas complexas tenham surgido entre 50 mil e 70 mil anos atrás.


A pesquisa não consegue precisar de que lugar na África vêm as línguas faladas, consegue precisar apenas que é na África Subsaariana. Por outro lado, as línguas consideradas mais recentes são as da região da Polinésia e as originais da América do Sul, como o Tupi e o Guarani.
EFEITO FUNDADOR EM SÉRIE
Para rastrear as origens da língua falada, os pesquisadores aplicaram na linguística um conceito da genética chamado “efeito fundador em série”.
Quando há uma expansão, uma população pequena se separa e vai para outro território. Quando ela faz isso, leva junto apenas uma parte da diversidade da população original. Isso é chamado de efeito fundador. Isso pode acontecer muitas e muitas vezes, e é chamado de efeito fundador em série.


Em vez de genes, a pesquisa analisou fonemas. As línguas que apresentassem maior diversidade de sons, fossem eles vogais, consoantes ou tons, variação de fala que não existe em português e é usada, por exemplo, no mandarim. De acordo com o conceito do efeito fundador em série, as línguas que apresentassem mais diversidade estariam mais próximas do ponto de origem, e vice-versa.


Na pesquisa, foram analisadas 504 idiomas. Segundo o pesquisador, foram amostras selecionadas com critérios geográficos, já que há mais de 6 mil línguas no mundo.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Relaxa - é sexta feira - acabou os testes mensais!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011 0

Uma nova forma de vida


Um dos maiores objetivos da Ciência sempre foi o de conectar a mente humana à uma máquina. Conseguir o poder de controlar máquinas apenas com o pensamento. Ou mais: Transferir a mente humana à um robô, alcançando assim, a imortalidade. Um sonho tão grandioso, que graças a um cientista brasileiro, está perto de ser realizado.
No dia 5 de Outubro, um estudo publicado na revista Nature, falava sobre um projeto realizado pelo cientista Miguel Nicolelis, da universidade de Duke, nos Estados Unidos, e do Instituto de Neurociências de Natal, no Brasil, onde ele e sua equipe fizeram algo até então impossível: Conseguiram fazer um macaco controlar um braço robótico apenas com a mente, e o mais incrível, o cérebro do macaco recebeu de volta sinais táteis, podendo sentir a textura dos objetos que o braço mecânico tocava.
Intitulado Walk Again, o projeto ambicioso, coordenado por Nicolelis, pretende fazer pessoas tetraplégicas voltarem a andar, por meio de uma veste robótica, dando a elas uma vida totalmente nova. O objetivo de Nicolelis é fazer uma pessoa dar o pontapé inicial no jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 usando o equipamento, o que aumentaria a visibilidade do Brasil no mundo.

Imagem retirada do site da revista Veja

O experimento durou em torno de 3 anos, e foi finalizado ano passado. Na 1ª faze, eram utilizadas interfaces cérebro-máquina (ICM), sensores capazes de captar a atividade elétrica dos neurônios, decodificá-la e enviá-la a artefatos robóticos. Porém, na 2ª faze foi utilizada uma interface cérebro-máquina-cérebro (ICMC), que além de decodificar e enviar os sinais elétricos do neorônia para a máquina, envia informações de volta para o cérebro, por meio de sinais visuais, táteis ou elétricos.
As aplicações para essa nova tecnologia são diversas. Além de trazer de volta os movimentos à pessoas com deficiência, por meio de próteses ou corpos artificiais, as interfaces ICMC poderão ser utilizadas em campo de batalha, em operações militares de alto risco. Viagens tripuladas à outros planetas poderão ser feitas por avatares robóticos, e pessoas na Terra receberão as sensações que eles teriam tocando o solo de Marte, por exemplo. Os mesmo avatares poderiam ser utilizados no entretenimento. Imagine como seria jogar um game como Call of Duty, por exemplo, com um corpo de verdade, correndo, atirando, sentindo o cheiro da pólvora. Existe um mar de possibilidades se máquinas assim forem feitas, e todas elas me enchem de ansiedade, pois sei que posso estar vivo quando isso tudo acontecer.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Então é por isso que não sai nada que presta de lá!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011 0

Procuradoria pedirá suspensão do Enem 2011 por vazamento

O Ministério Público Federal no Ceará pedirá o cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) após indícios de que estudantes de Fortaleza tiveram acesso a questões antes da prova. A prova foi realizada no último fim de semana.

Segundo o procurador Oscar Costa Filho, um simulado de uma escola da cidade continha 13 questões idênticas às do exame realizado neste fim de semana em todo o país. Ainda segundo ele, o simulado foi impresso antes da realização do Enem.

Os indícios de vazamento das questões começaram a circular em redes sociais na noite desta terça-feira (25). Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no Enem.

O procurador disse que notificará o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (instituto do governo federal responsável pelo Enem). Caso o pedido não seja aceito, tentará suspender o exame na Justiça.

O MEC declarou, via assessoria de imprensa, que acionou na manhã desta quarta-feira a Polícia Federal para investigar o caso.

A prova do Enem é usada para a classificação dos candidatos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferecerá ao menos 87 mil vagas nas universidades federais para o próximo ano.

Histórico

As provas do Enem registraram problemas nos dois últimos anos. Em 2010, a prova amarela teve questões embaralhadas, o que fez com que alguns estudantes marcassem as respostas no campo errado.

Já na edição do Enem de 2009, exemplares da prova foram roubados. A fraude adiou a realização do exame, que acabou marcado por abstenção recorde e erro no gabarito oficial. Quatro dos cinco envolvidos no vazamento foram condenados pela Justiça Federal.

Neste ano, cerca de 1.100 candidatos foram informados por telefone que o local da prova indicado no cartão de confirmação de inscrição estava errado.

Segundo o Inep, o problema atingiu apenas candidatos do Rio e consistiu na digitação errada do número do prédio onde será feita a prova. Os cartões indicaram o prédio da reitoria da Unirio, cerca de 200 metros de distância do prédio onde ocorreu a prova.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

V está vivo (Parte 2)

terça-feira, 25 de outubro de 2011 0
Até a Revista Veja (Lixo) se rendeu a V!

CSI:Nova Iguaçu - 4

Brasil tem a banda larga mais cara do mundo!

O Brasil tem a banda larga - fixa e móvel - mais cara do mundo e com custo muito acima do praticado em países emergentes e até mesmo com economias menos desenvolvidas, revela estudo da UNCTAD(Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), da ONU(Organização das Nações Unidas), divulgado nesta quarta-feira, 19/10.



De acordo com estudo, divulgado no país pelo Comitê Gestor da Internet, o custo do mbps móvel está em US$ 51, enquanto no Quênia fica em US$ 4 e na Turquia, US$3. Na banda larga fixa brasileira, o custo do megabit está estimado em US$ 61.
"A telefonia celular no Brasil segue sendo a mais cara do mundo apesar da redução de 17% constada do ano passado para cá. Mas os nossos preços ficam muito além do cobrado mundialmente. E o celular é a ferramenta de inclusão e de acesso", afirma Carlos Afonso, do Comitê Gestor da Internet, que colaborou com a pesquisa da ONU, enviando dados de pesquisas como TIC Empresas e TIC Domícilios, realizadas no país.

Segundo os dados divulgados pela ONU/UNCTAD, mesmo que o Brasil desonerasse o serviço de banda larga - uma reivindicação antiga das operadoras - o custo do megabit móvel - US$ 51 (cerca de R$ 90,00 com o dólar a R$ 1,75) - ficaria muito acima do cobrado em países com situações econômicas inferiores a nossa. Panorama semelhante na banda larga fixa - US$ 61.

"Entre as oito maiores economias, o Brasil é o mais caro disparado. Precisamos rever muitas questões em telecom. Podemos garantir que a Telefonia, e a banda larga entra nessa questão porque são serviço das teles, é a grande vilã para o desenvolvimento das TICs no país", diz Carlos Afonso.

Para se ter uma ideia, o custo do megabit móvel no Quênia, na África, é de US$ 4. No Marrocos é de US$ 7. No Vietnam fica em US$ 2 e na Turquia, US$ 3. "A diferença é gritante", sustenta Carlos Afonso. Outro dado a ser levado em conta é a velocidade de conexão ofertada ao consumidor.

Enquanto no Brasil, é de 1 Mbps, no Quênia, esse índice chega a 7,2 Mbps, mesma velocidade encontrada no Sri Lanka e na Turquia. No Vietnam, a velocidade é menor, mas chega a 3,6 Mbps. "A Internet móvel está muito distante do cidadão brasileiro. Muito pouca gente usa a Internet de fato. Os celulares têm internet, mas o cidadão não usa. Hoje é um serviço de rico", observa Carlos Afonso.

Na banda larga fixa o cenário não é diferente. O preço encontrado para o Brasil para o pacote ilimitado foi de US$ 31,31 (R$ 54,79 com o dólar a R$ 1.75), para uma velocidade de 512 Kbps. O estudo apura ainda um custo do MBps fixo de US$ 61 no Brasil.

Na Turquia, com uma velocidade de 1Mbps - o dobro da constatada no Brasil - o custo do pacote fixo sai a US$ 30. No Vietnam, com velocidade de 1,5 Mbps, o custo do pacote sai a US$ 8.72. O preço do megabit nesses países são, respectivamente, US$ 30 e US$ 6. A pesquisa sobre dados da telefonia móvel é feita pela Fundação Nokia, na Finlândia.





No ano passado, a divulgação desses dados da ONU/UNCTAD já causou polêmica no Brasil. As teles reagiram ao estudo que apontava a telefonia móvel nacional como a mais cara do mundo.

Por meio do SindiTelebrasil, elas declaram que 'a cesta considerada pela UNCTAD está longe de refletir o perfil médio de utilização da telefonia celular no Brasil". Dessa vez, o estudo focou na banda larga, e no caso do país, segundo o Comitê Gestor foram levados em conta dados do IBGE, dos estudos da própria entidade e do SEBRAE.

A Inteligência de uma pessoa pode aumentar ou diminuir durante a adolescência, diz estudo

inteligencia e sabedoria 9 600x400 A Inteligência de uma pessoa pode aumentar ou diminuir durante a adolescência, diz estudo
O QI (Quociente de Inteligência) pode aumentar ou diminuir significativamente ao longo da adolescência, segundo um estudo publicado pela revista científica “Nature” na quarta-feira.
O QI é uma medição padronizada da habilidade cognitiva humana. Até agora se pensava que era uma capacidade estável, mas o novo estudo demonstra que existe a possibilidade de ocorrer uma variação considerável do QI.
A professora Cathy Price e sua equipe do University College de Londres fizeram uma avaliação com 33 adolescentes saudáveis em 2004, com idades entre 12 e 16 anos, e repetiu as provas quatro anos mais tarde.
Nos dois casos, os adolescentes foram avaliados por meio de testes e ressonâncias cerebrais. O estudo constatou que, entre 2004 e 2008, o QI tinha aumentado ou diminuído de maneira significativa em alguns deles.
Alguns jovens melhoraram sua atuação em até 20 pontos na escala padrão de medição da inteligência e, em outros, no entanto, tinha diminuído na mesma proporção.
O estudo calculou o QI verbal de cada um dos adolescentes, que incluía medição da linguagem, aritmética, conhecimento geral e de memória, e também sua inteligência não verbal –mediante a identificação de elementos desaparecidos em uma imagem ou a resolução de um quebra-cabeça visual, entre outras provas.
Além disso, os pesquisadores analisaram as ressonâncias magnéticas realizadas para ver se também houve mudanças significativas no cérebro, e concluíram que a relação era clara.
Um aumento da inteligência verbal estaria relacionado com o aumento da massa cinzenta em uma área do hemisfério cerebral dominante, que é ativada com a linguagem articulada.
Já uma maior capacidade não verbal se relaciona a um aumento da densidade da massa cinzenta no interior do cerebelo, que está associado ao movimento das mãos. Os pesquisadores também concluíram que um aumento da inteligência verbal não se corresponde com o da não verbal.
De acordo com a professora Price, não está claro por que o QI aumenta ou diminui tanto em algumas pessoas e, embora possa depender de uma capacidade tardia ou precoce de aprendizagem, não se descarta que a educação do adolescente tenha um papel determinante.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Foi mal no ENEM? Não desanime, o 4º bimestre tá só começando!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011 0

Jornais podem ser usados como combustíveis para carro.

Cientistas da Universidade de Tulane descobriram uma cepa de bactérias clostridia, denominada TU-103, capaz de devorar jornais velhos e produzir butanol, podendo ser usado como um substituto da gasolina.
Exemplares antigos do Times Picayune(New Orleans) foram utilizados com sucesso pelos pesquisadores, para produzir o butanol a partir da celulose(material estrutural das plantas) de papel.
TU-103 é a primeira cepa de bactérias encontrada na natureza(não modificada geneticamente) a produzir butanol diretamente da celulose.
Descoberta em fezes de animais, é também a única cepa que pode crescer na presença de oxigênio, uma grande vantagem, já que a necessidade de manter a fermentação bacteriana em câmaras herméticas encarece a manipulação de outras cepas.
Os biocombustíveis de celulose são mais vantajosos que o etanol extraído do milho e da cana de açúcar. Eles não competem por terras cultiváveis, já que as plantas que contêm celulose podem se estabelecer onde outras culturas não crescem.
O butanol também é superior ao etanol em vários aspectos: não exige a modificação dos motores automotivos, é menos corrosivo e de maior octanagem. Como o butanol contém mais energia que o etanol, os carros abastecidos com butanol não consumiriam mais por quilômetro rodado.

domingo, 23 de outubro de 2011

domingo, 23 de outubro de 2011 0

Depois do ENEM estou atendendo a domicílio!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Como NÃO fazer a redação do ENEM

sexta-feira, 21 de outubro de 2011 0

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Programas que gostariamos de ver (parte 2)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011 0

Internet: cinco mitos sobre as mídias sociais

O Washington Post publicou artigo do professor de estudos da informação e design Ramesh Srinivasan, da Universidade da California em Los Angeles, em que ele cita cinco mitos sobre as mídias sociais. São eles:

  
1)   As mídias sociais dão poder às pessoas

Hoje, há mais de cinco bilhões de pessoas conectadas via telefones celulares, dois bilhões de internautas, 750 milhões de usuários do Facebook. É fácil interpretar estes números como indicadores de aumento de poder político e econômico. Mas o professor defende que, ainda que a tecnologia ajude bastante, não é suficiente para provocar mudanças na sociedade.

“Certamente há exemplos de como as novas tecnologias ajudam os menos favorecidos”, diz. Ele cita fazendeiros do Quênia e pescadores indianos que usam aplicativos de celular para driblar intermediários corruptos e conseguir preços em tempo real para seus produtos. Lembra de blogueiros que denunciam violações dos direitos humanos, da comunicação via redes sociais dos ativistas durante a onda de protestos nos países árabes, e da organização do movimento “Ocupem Wall Street”, contra o sistema financeiro americano, que teve início nas últimas semanas em Manhattan.

Mas para tirar melhor proveito da tecnologia, diz Srinivasan, as pessoas dependem de infraestrutura física e capital humano – incluindo aí eletricidade e educação.

2) Os governos facilmente monitoram e censuram as mídias sociais

O professor lembra que a internet é um meio muito mais difícil de ser monitorado do que veículos de mídia como televisão, jornais e rádio, que dependem, em grande maioria, de um sistema estabelecido de capital para funcionar. Com estes veículos tradicionais, governos podem mais facilmente detectar locais de transmissão ou impressão. Não é tão simples, por outro lado, monitorar uma plataforma formada por pessoas munidas de um laptop espalhadas pelo mundo.

3) O Facebook e o Twitter tornaram a Primavera Árabe possível

Ainda que as mídias sociais forneçam novas ferramentas de comunicação e engajamento a ativistas no combate à repressão, elas dificilmente são responsáveis por guiar movimentos sociais, diz Srinivasan, particularmente porque não necessariamente levam as pessoas às ruas. O professor diz que menos de 5% da população egípcia, por exemplo, usa Facebook, e menos de 1% tem conta no Twitter.

Mas ele concorda que as mídias sociais têm efeitos indiretos na mobilização de pessoas – ajudam lideranças ativistas a organizar suas redes e a mídia a moldar sua cobertura.

4) Apenas jovens usam as mídias sociais

No mundo ocidental, elas são usadas por pessoas de todas as idades. Nos EUA, 60% dos usuários do Facebook têm pelo menos 35 anos, e a média de idade de membros do Twitter é de 39 anos. Isso significa que grande parte da base de usuários destes sites não usava a internet até seus 20 anos de idade.

Segundo o Pew Resarch Center, dois terços de todos os adultos americanos usam redes sociais, e um estudo de 2010 descobriu que 42% dos americanos com mais de 50 anos estão incluídos nesta parcela.

5) As mídias sociais criam uma população global

Apesar da ideia de que a internet deveria unir pessoas de culturas e inclinações políticas diferentes, Srinivasan afirma que usuários de redes sociais raramente se aproximam de opiniões divergentes das suas.

As relações no Facebook, por exemplo, ocorrem pela ligação com amigos e interesses em comum. O sistema do site é programado para apresentar ao usuário informações e atualizações pelas quais – “acredita” o sistema – ele se interessa. A disposição das ferramentas das redes, como as comunidades e a possibilidade de ser “fã” de algo ou alguém, apenas reafirma visões políticas e culturais. Mudar isso é um desafio para as mídias sociais.”

Fonte: Observatório da Imprensa, com informações do jornal Washington Post. Tradução e edição: Leticia Nunes

terça-feira, 18 de outubro de 2011

BOMBA! Ônibus do Palmeiras é parado em blitz e recebe várias multas

terça-feira, 18 de outubro de 2011 0

A Revolução Cubana


A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro.

Antecedentes: causas da revolução


Antes de 1959, Cuba era um país que vivia sob forte influência dos Estados Unidos. As indústrias de açúcar e muitos hotéis eram dominados por grandes empresários norte-americanos. Os Estados Unidos também influenciavam muito na política da ilha, apoiando sempre os presidentes pró-Estados Unidos. 

Do ponto de vista econômico, Cuba segui
a o capitalismo com grande dependência dos Estados Unidos. Era uma ilha com grandes desigualdades sociais, pois grande parte da população vivia na pobreza. Todo este contexto gerava muita insatisfação nas camadas mais pobres da sociedade cubana, que era a maioria.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011 0

Manifestantes acampam em Londres após protesto dos 'indignados' (V está vivo)

Centenas passaram a noite na frente da catedral St. Paul.
Local é próximo da Bolsa de Valores da cidade.

Do G1, com informações da EFE

Centenas de pessoas que participaram do movimento dos "indignados" continuam  acampados neste domingo (16) na frente da catedral de St. Paul em Londres, a poucos metros da Bolsa de Valores, à qual não puderam chegar perto durante manifestação no sábado (15) devido a um forte esquema policial.
Após a manifestação deste sábado, que coincidiu com atos similares no mundo, alguns "indignados", entre eles espanhóis do movimento 15M – em alusão aos protestos surgidos na Espanha no dia 15 de maio passado –, passaram a noite em tendas no distrito financeiro do leste da cidade.
'Indignados' passaram a noite acampados na frente da catedral de St. Paul, em Londres (Foto: AFP)'Indignados' passaram a noite acampados na frente da catedral de St. Paul, em Londres 
(Foto: AP)
 
Spyro Van Leemnen, um grego de 27 anos que acampou na frente da igreja, disse que os manifestantes ficarão durante o dia de hoje e até que o Governo os escute "e diga que vai mudar as coisas".
Um sacerdote da St. Paul disse que os serviços religiosos acontecerão normalmente e que não havia "nenhum problema" de as pessoas ficarem perto da catedral "exercendo seu direito de protestar".
Os "indignados" londrinos, convocados por organizações britânicas como Occupy LSX e Uncut – oposta aos cortes aplicados pelo Governo britânico – e a assembleia londrina do 15M, tinham previsto ocupar a praça onde fica a Bolsa de Valores, perto da catedral, mas não foi possível por conta de uma ordem judicial.

Conheça as 75 faculdades públicas que usarão o Enem 2011 por meio do Sisu para o vestibular 2012

Mais de 40 instituições destinarão todas as vagas para preenchimento pelo Sisu no próximo processo seletivo

Grande parte das instituições públicas que adotam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como vestibular em fase única participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC).



Até o começo de agosto, cerca de 65% das 75 instituições de ensino superior que participarão da próxima edição do Sisu, em janeiro de 2012, aderiram integralmente ao programa. Ou seja, no total, 48 instituições vão destinar todas as suas vagas para preenchimento do Sisu.

Para participar do programa do MEC, o estudante, com o resultado do Enem em mãos, deve se inscrever nos cursos das instituições cadastradas no sistema. As inscrições são feitas após a divulgação do resultado do exame e apenas pela internet, no portal do Sisu.

Mas é preciso ficar atento. A cada processo do Sisu, que é feito semestralmente, a lista de instituições participantes pode mudar, por isso é fundamental consulta-la no
site MEC antes de fazer a sua inscrição.

Confira as 75 instituições públicas que utilizam o Enem por meio do Sisu e saiba qual é o percentual de vagas de cada uma destinará ao sistema.

Faculdades que utilizam o Enem por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) Percentual de vagas
destinadas ao Sisu
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ)  100%
Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) 100%
Instituto Federal de Alagoas (Ifal) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)  100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)  100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)  100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap)  100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes-ES) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE) 100%
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)  100%
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) 100%
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) 100%
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) 100%
Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) 100%
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) 100%
Universidade Federal de Itajubá (Unifei)  100%
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 100%
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)  100%
Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) 100%
Universidade Federal de Pelotas (UFPel) 100%
Universidade Federal do ABC (UFABC) 100%
Universidade Federal do Ceará (UFC) 100%
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) 100%
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) 100%
Universidade Federal do Pampa (Unipampa) 100%
Universidade Federal do Piauí (UFPI) 100%
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) 100%
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 100%
Universidade Federal do Rio Grande (Furg) 100%
Universidade Federal do Vale do São Francisco-BA (Univasf-BA) 100%
Universidade Federal do Vale do São Francisco-PE (Univasf-PE) 100%
Universidade Federal do Vale do São Francisco-PI (Univasf-PI) 100%
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) 100%
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 100%
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) 100%
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 100%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) 99%
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) 99%
Universidade Federal de Viçosa (UFV) 80%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) 70%
Universidade Federal de Lavras (Ufla) 60%
Universidade Federal do Amazonas (Ufam) 50%
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) 50%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha) 30%
Instituto Federal de Educação, Ciêncua e Tecnologia Goiano (IF Goiano) 30%
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) 25%
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
(Cefet-MG)
20%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) 20%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) 20%
Universidade Federal de Roraima (UFRR) 20%
Universidade Federal Fluminense (UFF) 20%
Universidade do Estado da Bahia (Uneb-BA) 11%
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) 10%
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) 10%
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) 6%

domingo, 16 de outubro de 2011

Como preencher o Gabarito o ENEM (Parte !)

domingo, 16 de outubro de 2011 0

sábado, 15 de outubro de 2011

Feliz dia dos Professores!

sábado, 15 de outubro de 2011 0

15 anos sem Renato Russo

“Um belo dia, o público vai descobrir que o seu ídolo tem pés de barro, e é uma coisa muito dolorosa porque messias não existem” (Renato Russo)
Ele foi o último ídolo do rock brasileiro. Depois dele, não veio mais ninguém. E, arrisco dizer, nunca mais virá.

Por Luiz Felipe Carneiro. Foto: Agência Brasil

Parece que foi ontem, e talvez tenha sido mesmo, que Renato Russo morreu. Mas lá se vão 15 anos. O que, sob um ponto de vista, pode parecer uma eternidade.
Eternidade porque Renato Russo foi o último ídolo do rock brasileiro. Depois dele, não veio mais ninguém. E, arrisco dizer, nunca mais virá, até mesmo porque o rock brasileiro não fabrica mais nada de minimamente razoável já faz tempo.
Às vezes eu me pergunto o que fez de Renato Russo um ídolo.
Encontro a resposta facilmente em seus álbuns, especialmente nos da Legião Urbana.
Um dos primeiros LPs que Renato Russo ganhou foi o “White Album”, dos Beatles, quando ele morava em Nova York e tinha nove anos de idade. E isso explica muita coisa. A influência do tal disco branco, de certa forma conceitual, pode ser ouvida em qualquer trabalho da Legião. Ao invés de um amontoado de faixas, cada álbum da Legião Urbana era um “Álbum”, daqueles com início, meio e fim. Impossível de ser entendido sem a cuidadosa audição da primeira à última faixa. Eu fico imaginando os intermináveis exercícios de Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha (esse último até o terceiro disco, “Que país é este”) para chegar à relação final das faixas. E imagino o quanto Renato Russo não ficou louco, onde quer que estivesse, quando, recentemente, relançaram os discos da Legião em vinil, e, devido a um erro da fábrica, “Soldados” encerrou o lado B do trabalho de estreia da banda, ao invés de “Por enquanto”.
Acho que a Legião começou a se transformar no que foi quando, na infância, Renato Russo sofreu de uma rara doença chamada epifisiólise, que o deixou seis meses sem poder se levantar da cama. Nesse período de convalescença, Renato fundou a fictícia 42th Street Band. Não existia música, é verdade, mas Renato bolou capas de discos, nomes de músicas e até uma biografia para a sua banda imaginária. O líder do conjunto se chamava Eric Russell.
Leia também:
Já adolescente, Renato Russo juntou alguns amigos da Colina, conjunto de prédios habitacionais da UnB, e fundou o Aborto Elétrico, já influenciado por bandas como o PiL e o The Clash. Nada mais apropriado para rapazes de Brasília que não tinham muito que fazer.
O Aborto não chegou a gravar nenhum disco, mas compôs algumas canções que, mais tarde, seriam distribuídas nos três primeiros álbuns da Legião e no primeiro do Capital Inicial. “Geração Coca-Cola” era uma delas. O hino dos “filhos da revolução” que berravam contra o regime militar. No álbum póstumo “Uma outra estação”, Renato voltou ao tema, mas, dessa vez, de uma forma menos romântica: “Eu sou a lembrança do terror/ De uma revolução de merda/ De generais e de um exército de merda”. Os “filhos da revolução” envelheceram.
Após uma briga com o baterista Felipe Lemos, Renato decidiu ser o “trovador solitário”. Só ele e seu violão. As músicas dessa fase podem ser encontradas no CD “O trovador solitário” (2008), idealizado por Marcelo Fróes.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Gênios incompreendidos (Parte 4)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011 0

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dossiê V de Vingança- Filme do 3º ano

quarta-feira, 12 de outubro de 2011 0
 
V de Vingança
(V for Vendetta) EUA, 2005. Direção: James McTeigue. Elenco: Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea. Duração: 132 min.

1 – Resumo do Filme

O filme V de Vingança tem como palco a Inglaterra de meados do século XXI. À época, o mundo vivia uma crise sem proporções. Os Estados Unidos da América, antiga potência dominante, havia entrado em franca decadência. Peste, guerra, fome, terror, enfim, o caos, tomava conta do planeta.

A Inglaterra era uma exceção a essa regra. Assolada por todos esses problemas, mas em especial pela propagação de um vírus mortal, o país aceita se submeter ao controle de um governo forte, que busca manter a ordem unicamente através da opressão.

Surge então, é claro, uma oposição, liderada pelo revolucionário V. V consegue apoio da jovem Evy e, juntos, os dois lideram o povo inglês em uma jornada em busca da verdade, resgatando os valores que estavam ocultos atrás da ideologia imposta pelo Estado.

2 – Análise do Filme

A Inglaterra passava por um momento de profunda crise. Guerra, terror, doenças, problemas sociais e econômicos. Qualquer semelhança com situação da Alemanha pós Primeira Guerra Mundial não é mera coincidência. Da mesma forma, não é coincidência as semelhanças existentes entre os regimes que instalaram nesses países.

A crise inglesa retratada no filme fez com que os cidadãos fossem tomados pelo medo. Medo de perder todas as coisas pelas quais as suas gerações vinham lutando para manter. Foi esse sentimento de conservadorismo que possibilitou a subida ao poder de um ditador, que recebeu a alcunha de chanceler, que centralizava em si todos os poderes do Estado (legislativo, executivo e judiciário).

O chanceler estabelecia quais seriam as condutas entendidas como crime dentro da sociedade. Esse mesmo chanceler organizava as políticas públicas de combate à criminalidade. Por fim, era o próprio ditador quem decidia, em um julgamento sumário, se o cidadão era inocente ou culpado, e qual seria a sua pena.

"Yes, we can!"- Observatório astronômico de MT-Um sonho possível

Quando começamos a empreitada do observatório astronômico de Mato Grosso, muito não acreditavam no nosso sucesso. A história começou a mudar graças aos acontecimentos do ultimo dia 09/10, com o apoio do governo do estado, a Space apresentou seu novo telescópio na festa em comemoração ao dia das crianças, ocorrida no Centro de eventos do Pantanal, onde cerca de 5 mil pessoas tiveram a oportunidade de observar o sol e a lua, muitos pela primeira vez. Agora nós membros da Space estamos redobrando os esforços na busca de um local para a instalação definitiva do observatório, bem como a implantação de um planetário na cidade de Cuiabá. Outros eventos estão sendo programados para o telescópio, assim como para os novos equipamentos que estão chegando dos EUA. O próximo evento provavelmente, será no colégio ICE, onde uma noite de observação já começa a ser preparada.  








terça-feira, 11 de outubro de 2011

Notícias que vão mudar o mundo-Parte 7

terça-feira, 11 de outubro de 2011 0
Comentários possíveis para essa notícia:
a) E como....
b) Depois sou eu que pego no pé do garoto.
c) Rafinha Bastos ficou calado depois dessa...
d) O cozinheiro do hotel ainda não confirmou a história...
e) O que será que ele comeu pra estar com essa cara de idiota?

As 10 mais Terríveis Armas de Guerra



Hoje em dia, as armas tentam ser o mais "humanas" possíveis, mas nem sempre foi assim. As armas eram projetadas para o ataque, claro, mas principalmente para trazer medo ao coração do inimigo. Conheça algumas delas. 

10 KNOBKERRIE



A Knobkerrie refere-se a qualquer complemento de impacto contundente localizado no final de um bastão . Normalmente, uma pequena bola de madeira ou de metal, um Knobkerrie seria usado por serbatido no nariz ou na virilha de perto. Este tipo de arma foi usada em muitas encarnações diferentes ao longo do tempo, mas foi usado originalmente na África por grupos tribais como um meio de auto-defesa.Esta arma é usada ainda hoje e pode ser encontrado no fim de facas de caça, na forma de uma pequena bola de metal ou ponto no final do cabo.

Aparição notável: O Knobkerrie é empregado por inúmeros guerreiros Zulu, no filme "Zulu".

9 CALTROP (ou ESTREPE)



É muito usada em filmes de ninja, e assim por diante, Caltrops são objetos com múltiplas pontas afiadas, projetado para ser jogados no chão quando sob perseguição, a fim de tanto apanhar desprevenido o seu perseguidor e causar ferimentos desagradáveis para os pés, ou para forçar os inimigos a seguir um determinado caminho como uma armadilha. A idéia principal por trás dessas armas sórdidas é ser usada como uma armadilha que vai tornar seus inimigos imóveis, ou pelo menos com muita dor!

Aparição notável: Caltrops aparece em uma série de filmes de James Bond como uma característica do carro de Bond, caindo do veículo para perfurar os pneus de perseguidores.
 

8 MORNING STAR




Prima malvada da maça, a Morning Star, consiste de uma bola de metal grande adornada com um número de espinhos ou lâminas encaixada sobre um eixo sólido de madeira ou de metal. A Morning Star foi utilizada pela infantaria e cavaleiros, igualmente, nos tempos medievais.O principal método de ataque era simplesmente balançar a arma na direção do inimigo. O alvo mais comum era, logicamente, a face ou a cabeça, embora o golpe poderia ser dirigido para as pernas ou joelhos, a fim de desativar um inimigo.As Morning Stars voltaram em diferentes formas, desde os tempos medievais, e muitas vezes são confundidas com a maça, a diferença é que uma maça não tem espinhos, em vez favorecendo pregos de metal. Outra forma de esta arma é o Flail bem conhecido, que incorporauma corrente entre o eixo e a bola cravada, permitindo que a arma ser balançado mais com menos esforço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates