quinta-feira, 2 de junho de 2011

LIVRO DA SEMANA

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Macho no Divã, de Leonardo Luz

Tive conhecimento deste livro de uma forma bem inusitada. Conheci o autor em um evento para blogueiros no Rio de Janeiro. Na verdade eu já o conhecia por outros feitos, mas não por ser escritor. Lá, eu vi que ele estava com uma pequena pilha de livros, entregando a algumas pessoas e autografando. Curioso, fui lá saber do que se tratava e já pronto para comprar o livro, caso ele estivesse vendendo. Talvez ele tenha ido com a minha cara pálida de nerd, pois nem precisei comprar. Ele me deu um e ainda deixou o seu autógrafo. Adorei, lógico, afinal quem não gosta de ser presenteado? No entanto pensei: que raio de livro é esse?
Macho-no-Diva

Ao chegar em casa, a curiosidade foi tamanha que eu furei uma pilha de mais de 20 livros “em espera” para ver qual era desse “Macho no Divã”. E agora, sem mais delongas (até porque se eu enrolar mais serei queimado na fogueira do lero lero), vamos a minha modesta e verdadeira impressão sobre a obra.
Atenção: isso não é uma crítica (pelo menos não uma profissional). Trata-se apenas de impressões de um leitor viciado em boa leitura.
O prefácio (na orelha) do mestre Veríssimo já é alguma coisa. Dá uma grande credibilidade para o que estamos para ler. Principalmente para quem não conhecia os textos do autor.
De maneira holística, seus contos são irreverentes, bastante sarcásticos, alguns (ou todos eles?) com pingos de revolta e, acreditem, esclarecedores. Suas reflexões acerca da vida social masculina, dos prazeres da sociedade moderna (como torcer para o Fluminense, por exemplo) e questionamentos que colocam em xeque certos costumes desta mesma sociedade da informação nos faz olhar ao redor e analisar as nossas próprias relações com as pessoas e com o mundo. Não seria exagero falar que é um livro filosófico, mas por favor, sem comparações com os textos de Aristóteles ou de Kant. Só pra esclarecer aos mais exaltados.
Percebe-se que Leonardo Luz é um exímio dialoguista. Deveria pensar em roteiros para o cinema (#ficaadica).
A identificação com alguns dos seus contos foi pra mim até surpreendente. Como por exemplo o ótimo “Eu não te prometi um mar e rosas, mas qual o endereço para entrega?”. Este conto mexeu comigo, afinal eu sou exatamente daquela maneira. E até ler esse conto eu não entendia este mecanismo que alguns homens (principalmente os escritores) possuem em relação ao sexo oposto (ou para o mesmo sexo, para quem curte…).
Eu poderia comentar um a um os contos do livro, mas o tempo (e a paciência de vocês) é curto então, já que comentei um conto que gostei, comentarei outro que não gostei (foi o único). Em se tratando de linguagem, ele está perfeito. Não gostei do ideologismo. Não critico o pensamento do autor, mas como leitor acho que tenho o direito de não concordar com certas visões. O conto em questão foi o “A Praga do Empreendedorismo”. Dentro do universo do conto, o chefe foi um sujeito arrogante, mas seu pensamento não estava totalmente errado. Existem pessoas que se planejam, traçam metas e tem sim ambições. A ambição serve como uma guia para as pessoas. Ela que move o mundo. O exagero (como tudo na vida) é que estraga tudo e a transforma ambição em ganância. Posso falar mais sobre isso, mas não aqui, pois perde o propósito deste artigo.
Pra fechar (pois vocês já devem estar de saco cheio), percebe-se a grande influência que Veríssimo exerce em Leonardo Luz. Sua linguagem despojada, irônica, anti-heróica, que aproveita as situações cotidianas para analisar o mundo ao seu redor e explorando sempre o tema ”mulheres”, faz do seu livro uma rica fonte de entretenimento aos seus leitores.
Já indico este livro para todos os meus amigos, inimigos, conhecidos e até para a gentalha que torce para o Flamengo*. E estou na expectativa do lançamento da próxima obra de Leonardo Luz. Quem não aguenta esperar, pode acompanhar o seu blog http://www.euemeuegogrande.com/
Até a próxima!
* Aos flamenguistas: não se revolvem. Apenas entrei no espirito despojado do autor. Faz parte do artigo, ok?
UPDATE
Para adquirir o livro, entrem em contato com o autor pelo e-mail leoalcoforado@gmail.com.
Ele irá autografar e enviar o livro para vocês! :-)

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates