segunda-feira, 7 de outubro de 2013

(Atendendo a pedidos) Os 10 mandamentos de como se dar bem nas provas de Sociologia e Filosofia

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Esse Post não é uma crítica (na verdade é sim) sobre os erros cometidos pelos alunos nas provas, busco aqui dar dicas de como melhorar suas notas.

Por: Darcy Arruda 
I. Se o professor pedires para você explicar uma charge, uma figura ou relacioná-las a um texto:
Pessoal não é para descrever o que a charge ou a figura esta mostrando, sempre, digo sempre mesmo; o professor quer que você remeta a charge ou a figura, ao assunto ou tema tratado em sala de aula, apostila, etc. Quando há um texto para ser relacionado a figura ou a charge, evite ser óbvio, não repita o texto e descreva a figura, você deve refletir sobre o tema que ambos estão fazendo relação. Os alunos se perdem muito em descrições e não fazem a análise do tema. 

II. Não escreverás menos de 5 linhas e mais do que 10 quando a questão lhe pedires isso:
Aqui um erro comum, não pode de maneira alguma extrapolar as 10 linhas e nem ficar com preguiça e escrever só 4 linhas, estamos treinando preparando você para o ENEM, onde as especificações são muito rígidas e devem ser seguidas a risca. 

III. Não usaras linguagem de internet:
Isso dói na vista de qualquer professor: vc, S2, tbm, blz, devem ser usados somente no "wats" e similares, a prova é um documento científico e deve ser tratado com seriedade.



IV. Não usaras palavras repetidas:
Repetir as palavras diversas vezes no mesmo texto além de chato é prova de pouco vocabulário, procure ler o que escreveu nas questões e troque uma palavra repetida por seu sinônimo. 

V. Não repetiras o texto na questão:
Tem gente que pensa que professor é tapado e repete à questão na resposta, essa não cola ok. 

VI. Não usaras palavras manjadas:
Os meus alunos do ICE parecem que trabalhão na TV Record, as palavras mais usadas; digo usadas mesmo; 75% das provas têm a frase “hoje em dia”, procurem usar: na atualidade, nos dias atuais, etc. Tem outras manjadas como a famosa “na minha opinião”, se o professor quiser sua opinião ele vai colocar na questão ok.

VII. Não usaras gírias:
Cara, meu, tipo assim, isso é a maior zueira na prova, tipo prova que o veio não saca nada de português formal e, manja, coloca essas gírias na prova. Ai o veio professor tem que, tipo, tá ligado nas novas paradas dos adolescentes senão ele, tipo, fica noiado e por fora da parada que o aluno queria bota na parada da prova, tipo assim. 





VIII. Não cairá na tentação da Cola:
Olha galera cola é ate interessante se você colar de alguém que sabe pelo menos o mínimo do conteúdo, mas ultimamente anda complicado, peguei umas provas que colaram o conteúdo de geografia na prova de sociologia. Dica: leiam a prova ou a resposta antes de colar. Cola via celular, kkkkk, além de não estudar em casa, o pai ainda tem que pagar plano de internet pro gênio colar. Essa é de doer. 

IX. Guardaras uns dias para estudar para as provas dissertativas e as “provas de marcar x”:
Os alunos dizem, prova de marcar x: “Essa é a mais fácil de colar”, errado caro aluno, essa é a mais fácil de colar errado, nas provas dissertativas você tem a opção de responder ali pertinho da resposta certa e o professor estar num dia bom, sabe, recebido o salário e tal, ai ele fala “vou considerar”, seu argumento pode ser bom, ou mesmo você se lembrar na hora o que o professor disse em sala de aula, a de marcar X é 1 chance em 5 de você errar, vai que o “esperto” CDF da sua frente ficou, pela primeira vez no ano, até tarde no face batendo papo com outro (a) CDF, ou ficou empolgado com o novo GTA e não estudou, vocês dançam juntos. Coisa rara mais acontece. Já pensou nisso?

X. Estudaras
Os 9 mandamentos anteriores são substituídos por esse. 
 

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates