sexta-feira, 22 de julho de 2011

Faixa etária para doação de sangue é ampliada no País!

sexta-feira, 22 de julho de 2011
Professor Darcy doando sangue azul para a fábrica da Bic!
O Ministério da Saúde anunciou que jovens entre 16 e 17 anos, mediante autorização dos pais ou responsáveis e idosos com até 67 anos podem doar sangue a partir de agora. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade. Além disso, a orientação sexual não deve ser usada como critério para a seleção de doadores. A mudança faz parte da portaria nº 1.353/11, aprovada pelo Ministério da Saúde, e que estabelece um novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil. A coordenadora do Banco de Sangue do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), enfermeira Maria Helena Winckler, informa que a partir desta nova legislação, idosos até 68 anos também poderão doar, mas com a condição de que não sejam doadores pela primeira vez. 
Segundo a enfermeira, a ampliação da faixa etária para doação de sangue é baseada em evidências científicas, comprovadas por estudos internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Associação Americana de Sangue (ABB) já havia aprovado que jovens com idade entre 16 e 17 anos e também idosos com mais de 65 anos pudessem doar. As novas diretrizes relacionadas à idade dos doadores também já vigoram em países europeus.

Assim como os adultos, os adolescentes também passarão por triagem. No dia da doação, é preciso evitar alimentação gordurosa por 4 horas antes da doação e a ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Homens e garotos podem repetir a doação a cada três meses, já as mulheres e garotas, a cada quatro. No HCI, “as mudanças estabelecidas no novo regulamento foram bem recebidas pelos servidores que executam atividades hemoterápicas”, disse Maria Helena, que estudou os pontos do novo regulamento.
Na tarde de terça-feira, dia 12, o banco de Sangue do HCI recebeu o primeiro jovem depois da nova legislação do Ministério da Saúde. Gilmar Poli Júnior, de 17 anos, aprendeu em casa, que doar faz bem para si e principalmente para o próximo. “Estou tranqüilo e muito feliz em poder ajudar alguém que precisa. Sei que minha atitude pode incentivar que outros colegas e amigos também venham doar”, disse Gilmar.
Com a nova medida, o menor de 18 anos deve ir doar sangue acompanhado dos pais ou responsáveis legais. “Se os responsáveis não puderem comparecer ao local da coleta, o doador deve ir munido de uma autorização reconhecida em cartório”, finaliza a enfermeira Maria Helena . O volume de sangue coletado no HCI chega a 500 bolsas por mês e no Brasil atualmente chega a 3,5 milhões de bolsas por ano.
Resize of DSC09938 500x375 Faixa etária para doação de sangue é ampliada no País
Gilmar Poli Júnior, 17 anos, primeiro doador adolescente após nova portaria, quer sensibilizar mais jovens para doação de sangue

Veja abaixo quem pode doar sangue:

- Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral;
- Idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia.
- Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11.

Fonte: Assessoria de Imprensa do HCI

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates