Os meus alunos do ICE e do Estado sempre me perguntam sobre os assuntos mais cobrados no Enem nas matérias que eu leciono, Filosofia e Sociologia. Muitos até questionam a validade das aulas, no entanto, a maioria entende a necessidade de uma visão mais pormenorizada da sociedade, de forma crítica e construtiva. Pois bem, aqui esta um texto oficial do Blog do Enem, vinculado ao Ministério da Educação que explica essa questão.
Por: Jaqueline Santos
O ensino das disciplinas de Filosofia e Sociologia, vigente durante o período anterior à Ditadura Militar do Brasil e banido da grade curricular do Ensino Médio a partir de 1971, regressou ao currículo em 1999, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Entretanto, naquela época, as escolas podiam optar pela forma como disponibilizariam as disciplinas ao longo das séries e, por vezes, alternavam entre uma e outra. Elas foram definitivamente incorporadas ao currículo do Ensino Médio, em junho de 2008, com a entrada em vigor da Lei n.º 11.684. A medida tornou obrigatório o ensino das duas disciplinas nas três séries do Ensino Médio, o que incentivou universidades como a Federal do Paraná, entre outras, a adotar a disciplina de Filosofia como avaliação específica de cursos como Direito e Medicina, em seus concursos anuais.
Concomitante a esses fatos, houve a inclusão de Filosofia e Sociologia na Matriz de Habilidades do Enem, tornando, portanto, tais disciplinas integrantes do exame. A Matriz de Habilidades estabelece quais serão os assuntos avaliados e o que se pretende verificar com eles.
Em contrapartida, em 2010 tivemos a adoção em massa de universidades públicas e privadas ao Enem como exame de seleção de seus futuros calouros, através do SiSU - Sistema de Seleção Unificada, atribuindo grande importância para a avaliação. Outras universidades também utilizam o exame como critério de desempate entre candidatos, além de a realização da prova pelo estudante ser exigência de programas de financiamento estudantil como o PROUNI.
Sendo assim, para pleitear uma vaga em renomadas universidades do País, é imprescindível o bom desempenho nesta avaliação. Embora Filosofia e Sociologia possuam um número de questões reduzido - em torno de 10 divididas entre as duas disciplinas -, em virtude da alta relação candidato/vaga decorrente do sistema unificado (que possibilita que candidatos de todo o País disputem vagas em qualquer instituição), toda questão é importante.
Atualmente, essas disciplinas integram a avaliação de Ciências Humanas e suas Tecnologias. A Matriz de Habilidades divide os assuntos a serem aferidos pela prova em “competências”, ou seja, assuntos dos quais o aluno deve ter domínio, subdividindo-os em “habilidades”, que consistem nos temas relacionados àquele assunto. Veja a listagem de competências e habilidades.
Com base nesta listagem, podemos perceber que as habilidades legislam sobre aspectos geográficos, históricos, sociais, culturais, políticos e éticos, sendo os últimos, portanto, as áreas da Filosofia e da Sociologia com as quais se preocupar. Sendo assim, na Filosofia, por exemplo, ficam de fora disciplinas como filosofia da ciência, filosofia da linguagem, metafísica, lógica e outras. Na Sociologia, predominam as questões relacionadas ao tema do trabalho e que versam sobre assuntos políticos e culturais.
Para a avaliação de Filosofia, é interessante estudar os estados republicanos gregos, verificando as concepções de justiça e bem em si e a relação destas com a política. Também é importante verificar a relação entre Antiguidade e Renascença sob o âmbito político e ético, assim como as discrepâncias em relação à filosofia escolástica. Verificar a relação entre as teorias liberalistas do século XVII, com as revoluções burguesas e as teorias do socialismo também é um requisito que cobre, inclusive, a avaliação de Sociologia.
É importante conhecer alguns conceitos como mais-valia, lucro, reificação do trabalhador, expropriação dos meios de produção e compreender a relação destes com o socialismo e o capitalismo. Outros conceitos como o de ética, cultura e liberdade também costumam ser bastante explorados. Buscar o significado de liberdade e cultura em autores contemporâneos como Jean-Paul Sartre, Michael Foucault, Theodor Adorno e Max Horkeimer é uma boa dica.
Para a prova de Sociologia, é desejável que o aluno compreenda o que significa trabalho, a sua relação com o desenvolvimento tecnológico, com o advento da forma capitalista de produção, e as implicações dessas relações sob o âmbito social. Compreender qual a relação entre cultura, valores morais, política, assim como as mudanças sofridas por essas instâncias em cada contexto histórico. É importante que o candidato compreenda que o objeto da Sociologia é o homem em sociedade, abordando aspectos como cultura, trabalho, política, educação, religião, etc. a partir das implicações destas sob a forma como a sociedade se organiza.
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