sexta-feira, 2 de setembro de 2011

FDS Nerd! Dossiê Planeta dos Macacos!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Linha de tempo: Para onde caminham os macacos?

Como às vezes é melhor desenhar do que explicar, fiz este gráfico com a linha de tempo sobre a cine série O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes). Isso após assistir ao trailer de Rise of the Planet of the Apes (2011 de Rupert Wyatt).

A nova (de novo?) tentativa da Fox em ressuscitar uma de suas franquias mais bem sucedidas de todos os tempos. Pior do aquela nódoa na filmografia de Tim Burton de 2001, este põe por terra toda e qualquer aprofundamento existentes nos filmes originais.

Pelo trailer, super explicativo (assista clicando aqui), eles partirão por dar um sentido lógico a um planeta dominado por macacos. Sentido lógico!

O cinema hollywoodiano nunca fez tanta bobagem infantilóide com esse tal “sentido lógico”. Vide os super-heróis dos quadrinhos que fincaram as garras (eternamente?) na tela grande sempre trocando a fantasia por um ridículo realismo.

No caso dos Apes, se é um reboot, começa mal, matando a graça dos cinco filmes formarem um circulo temporal. Como dá pra observar no gráfico acima, os acontecimentos de cada sequencia desembocam no primeiro, de 1969.

O erro do de 2011 é colocar o messias Cesar (Caeser) como fruto de alteração genética, que seguirá uma ordem cronológica linear. Como saga sobre viagens no tempo boa parte do encantamento já começa perdido!

Claro que a evolução rápida dos símios em Conquista do Planeta dos Macacos (Conquest of the Planet of the Apes, 1972) e A Batalha do Planeta dos Macacos (Battle for the Planet of the Apes, 1973 ambos de J. Lee Thompson) soa estranha. Mas Hollywood precisa voltar a apostar na imaginação e raciocínio da plateia!

Estou sendo ingênuo em usar as palavras “Hollywood” e “apostar” na mesma frase. O público de hoje é aquele que acredita saber tudo sobre tudo, não gosta que este seu (suposto) encanto pessoal seja quebrado, por tanto, teme qualquer possibilidade de ter que refletir, muito mais em se tratando de entretenimento.

Rise of the Planet of the Apes será uma destas produções claras e simples para gente mimada assim. Que inclusive, graças à habilidosa campanha de marketing, engolirá facilmente macacos digitais muito mal feitos!

O trailer tem esse outro porém! Os chipanzés são de fazer até os figurantes da saga original (que usavam apenas máscaras fixas) ruborizarem de vergonha. 

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates