sábado, 21 de janeiro de 2012

Especialistas afirmam que ler mantém o cérebro saudável

sábado, 21 de janeiro de 2012
Ler é o fundamental para manter em pleno funcionamento um parte do corpo indispensável: o cérebro.
“Ler exige atenção, e se a pessoa não se concentrar no que está lendo, não vai entender. Portanto, é um dos melhores exercícios de memória”, diz a presidente do Departamento de Neurologia da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Elizabeth Comini.

Especialistas afirmam que um cérebro ativo é um cérebro saudável. Segundo eles, boa memória e bom raciocínio dependem da formação de sinapses, circuitos que conectam os neurônios no cérebro, principalmente da infância até 20 anos de idade, e a conservação deles.

“Quanto mais a gente aprende, mais circuitos de sinapses são formados. Quanto mais circuitos a pessoa tem, melhor é a memória. Isso quer dizer que quanto mais estimulado o cérebro, mais circuitos de sinapses serão formados e melhor ele vai funcionar”, explica Elizabeth. E uma das formas de se adquirir o aprendizado, por exemplo, é por meio da leitura. A dica é sempre aprender coisas novas”, Recomenda.


Quem lê livros é mais capaz de adoptar estilos de vida saudável, de gerir as doenças e de compreender a mensagem do médico - conclui um estudo sobre os hábitos de leitura realizado em centros de saúde.


Estabeleça uma meta de quantos livros você vai ler durante este ano e, claro, cumpra essa meta. Se vai ler 25 livros, leia os 25. Mas não vale ler aqueles livros de menos de 50 páginas, aqueles que se consegue ler em dois dias.


Leia livros de gêneros que te agradem e não fique preso à capa do livro.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates