domingo, 5 de fevereiro de 2012

Embargo dos EUA a Cuba completa 50 anos hoje.

domingo, 5 de fevereiro de 2012
Em 3 de fevereiro de 1962, o então presidente dos Estados Unidos da América, emitiu a proclamação presidencial 3447, decretando embargo total por parte daquele país a Cuba.
O bloqueio provocou prejuízos econômicos, estimados pelas autoridades cubanas de cerca de 975 bilhões de dólares, tendo em conta a depreciação do dólar em relação ao Ouro.
Em 1962, um dia depois do bloqueio, em 4 de fevereiro, mais de 1 milhão de pessoas (a maior reunião pública realizada na ilha até o momento) vibraram e aplaudiram o famoso documento intitulado Segunda Declaração de Havana.
A declaração não só denunciou a manobra contra Cuba e o grau de dependência de outros países latinos, mas também "a essência do domínio dos EUA e da exploração e miséria de milhões de filhos de nossa América".
Vários anos após o estabelecimento do embargo e apesar das votações sucessivas na ONU contra a medida, os EUA apertaram as coisas com a Lei Torricelli, promulgada em 1992 por George Bush - que cortou o comércio de alimentos e remédios cubanos com filiais de empresas estadunidenses estabelecidas em outros países.
Alguns anos mais tarde, em 1996, a presidência de Clinton intensificou o embargo com a promulgação da lei "Hekms, Burton", que estabelece que as empresas não americanas podem estar sujeitas a represarias legais e os representantes não consigam entrar nos EUA se negociarem com Cuba.
Desde 1992 ( 59 votos a favor da condenação, 3 contra e 71 abstenções) o embargo foi condenado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, podendo se destacar a condenação de 2011 onde 186 países condenaram o embargo, e apenas 2 (E$tados Unidos e I$rael) se mantiveram a favor, ainda 3 países se abstiveram (Ilhas Marshall, Micronésia e Palau), ou seja os representantes das nações não se intimidaram com a pressão...  Até o Papa João Paulo II considerou como "injusto" e "eticamente inaceitável" em 1988, quando visitou Cuba.
Recentemente a rede Globo exibiu uma série de reportagens, sobre Cuba, o que falar destas reportagens? É o tipo de coisa que uma rede de televisão desprezível e tendenciosa como esta, está acostumada a fazer, reportagens no mínimo tosca, uma reportagem baseada em opinião de uma mulher que reclama do sistema de saúde pública... e mais um monte de informações no minimo duvidosas, que por incrível que pareça, alcança seu objetivo, fazer com que muitas pessoas tenham antipatia ao governo de Cuba... Sim, Cuba não é perfeita, tem muitos problemas, mas boa parte deles não existiriam se não fosse o embargo que hoje completa 50 anos!

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates