sábado, 18 de fevereiro de 2012

A FASCINANTE BUSCA DA CIÊNCIA PELA PARTÍCULA DE DEUS

sábado, 18 de fevereiro de 2012


Como tudo surgiu? A ciência busca a todo momento a resposta para tal pergunta, e desde 1964 o grande objetivo é observar e provar a existência da Partícula de Deus, que seria a chave para o entendimento da criação do universo.
Esta seria a única partícula do modelo de explicação atual que ainda não foi observada, sendo sua existência prevista na década de 60 pelo físico britânico Peter Higgs, porém seu estudo baseou apenas em teorias, já que não existia tecnologia suficiente para provar a sua existência.

A PARTÍCULA DE DEUS

A Partícula de Deus também chamada de Bóson de Higgs é considerada um quantum, partícula, presente em um dos componentes de um campo de Higgs (dois campos carregados neutros e duas componentes, um do ponto zero e os campos componentes carregados são os bósons de Goldstone). No espaço vazio tal campo adquire um valor diferente de zero, que permeia a cada lugar no universo todo o tempo. Este valor da expectativa do vácuo (VEV) do campo de Higgs é constante e igual a 246 GeV. A existência deste VEV diferente de zero tem um papel fundamental: dá a massa a cada partícula elementar, incluindo o próprio bóson de Higgs. No detalhe, a aquisição de um VEV diferente de zero quebra espontaneamente a simetria de calibre da força eletrofraca, um fenômeno conhecido como o mecanismo de Higgs. Este é o único mecanismo conhecido capaz de dar a massa aos bóson de calibre (particulas transportadoras de força) que é também compatível com teorias do calibre.

Peter Higgs
A Partícula de Deus teria surgido após o Big Bang, sendo de escala maciça hipotética descrita para validar o modelo padrão atual de partícula. Ela teria sido a primeira com massa a existir após o Big Bang e responsável pela existência de massa em outras partículas do Universo. Para encontrá-la os cientistas colidem prótons (que ficam no núcleo dos átomos) e procuram entre as partículas que surgem desse impacto.

A CIÊNCIA NO CAMINHO CERTO

Foi anunciado em Genebra, na Suíça, por físicos do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, que a Partícula de Deus foi “encurralada” no enorme acelerador de partículas do centro, porém os pesquisadores ressaltam que não há dados suficientes para se confirmar que ela foi “descoberta”.
A conclusão principal é que os cientistas ainda não acharam o Higgs, mas se a partícula existe, eles agora sabem onde procurar. Antes, é preciso entender uma coisa: os cientistas medem a massa das partículas como se fosse energia. Isso porque toda massa tem uma equivalência em energia. Se você calcula uma, tem o valor das duas. A unidade de medida usada é o gigaelétron-volt, ou "GeV".

Se caso a Partícula de Deus realmente existir ela tem uma massa entre 116 GeV e 130 GeV. Os dados do CMS mostram uma faixa bem próxima: entre 115 GeV e 127 GeV. Ou seja: é entre partículas nessa faixa de massa que os cientistas vão procurar.

ENTENDENDO A PARTÍCULA DE DEUS

A ciência está a ponto de provar a existência da partícula, não seria esse um caminho para que se encontre o próprio Deus?

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates