quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bill Gates investe US$ 42 milhões na reinvenção do banheiro

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Projetos pretendem transformar dejetos humanos em carvão vegetal e energia elétrica

por Redação Galileu
A Fundação Bill & Melinda Gates vai investir mais de US$ 42 milhões em projetos para reinventar banheiros com o objetivo de ajudar os países pobres, que carecem de saneamento básico. Abaixo, um vídeo de pouco mais de um minuto da Fundação explicando o projeto.
“Precisamos de novas abordagens para garantir que a parcela de 40% da população mundial que não têm acesso a banheiros adequados, passe a ter”, afirmou Frank Rijsberman, diretor da instituição beneficente criada pelo homem mais rico do mundo. A iniciativa já conta com projetos que estão em andamento, como por exemplo, o de Andrew Cotton, da Universidade Loughboroug da Grã-Bretanha. Ele lidera um projeto que pretende transformar as fezes humanas em carvão vegetal, sal e água limpa. Isso seria possível por meio de “um processo que combina carbonização hidrotérmica de lodo fecal seguido por combustão”. E não precisaria ser ligado a um gerador ou a rede elétrica: a energia viria da combustão.
Além disso, Georgios D. Stefanidis, da Universidade Delft de Tecnologia, da Holanda, está a frente de um estudo para transformar urina e fezes em energia elétrica. Estes banheiros usariam uma tecnologia de microondas para gaseificar resíduo humano em plasma, que produz gás de síntese – uma mistura de monóxido de carbono e hidrogênio. Esse gás pode então ser alimentado por uma pilha de células de combustível para geração de energia. Na teoria, um único banheiro geraria eletricidade suficiente para atender várias famílias.
O link a seguir redireciona para o vídeo de promoção da campanha: Reinvent the Toilet | Bill & Melinda Gates Foundation

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates