segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Lado não Brilhante dos Diamantes

segunda-feira, 9 de abril de 2012
Há um mais ou menos um ano, eu tinha um blog. Por vários motivos, acabei deletando, mas teve um post que eu gostaria de "ressucitar". Segue abaixo!


Algumas coisas que ainda são aceitas nesse século me tiram do sério. Uma delas é o uso excessivo e absurdo de diamantes, que vira e mexe vemos sendo exibidos por aí, principalmente por famosos, e pior: sendo cobiçados por muita, muita gente.

Catherine Zeta-Jones

                                     Kim Kardashian                                                                 Jennifer Lopez

Katie Holmes

E como toda história tem dois lados, com essa não poderia ser diferente. O que acontece é que às vezes um lado é tão tenebroso que muitas gente prefere ignorar e seguir a vida, ainda que não admitam.
Vocês já devem saber que a fonte dos diamantes se localiza na África, principalmente em Serra Leoa. Só que a descoberta dessas minas em Serra Leoa mergulhou o país em uma grande guerra civil, com grupos de rebeldes lutando para ter controle das minas de diamantes. A isso, também deve-se somar a grande corrupção que toma conta do país, o tráfico de drogas, de armas, de munição.

Esses grupos rebeldes são conhecidos por serem extremamente violentos, e uma de suas terríveis marcas é a mutilação de civis. Eles perguntam às vítimas se preferem "manga curta" ou "manga longa", sendo que o primeiro significa decepar 'apenas' as mãos, e o segundo, perder o braço inteiro. 

"Mas o que isso tem a ver com os diamantes?", vocês devem estar perguntando.

Serra Leoa não possui motivos para estar em guerra civil, como muitos outros países da África, que possuem conflitos ideológicos ou grandes diferenças entre tribos. Mas como a disputa pelas minas de diamantes implica em uma disputa pelo poder, os rebeldes alegam que, com as mãos cortadas, o civil "não poderá mais participar da vida política do país, elegendo um governante". O trecho entre aspas foi dito por um homem vítima de tal atrocidade, e pode ser conferido no documentário que eu falarei mais adiante.

Infelizmente, a violência não para por aí. Os rebeldes também fecham família inteiras - pai, mãe, crianças - dentro das próprias casas e ateam fogo. Também  cortam as mãos de crianças. Também forçam abortos da pior maneira possível.



Sei que muita gente que vem aqui está mais interessada em ler sobre tendências de moda, maquiagem, esmaltes... mas tenho uma dica: tirem um tempo para assistirem o documentário "Diamantes de Sangue", do History Channel (estou falando do documentário, e não do filme com o Leonardo DiCaprio!). A primeira parte está AQUI, e as outras vão aparecendo posteriormente. Lá vocês verão testemunhos de pessoas que passaram por isso, que sofreram todo o tipo de violência física e psicológica. Vão ver as mulheres falando sem o menor brilho no olhar, os homens que viram suas famílias morrerem e nada puderam fazer.


Só pra concluir, fuçando no google imagens eu encontrei umas propagandas muito boas sobre essa situação. Aqui estão:

Tradução: Para cada mão pedida em casamento, outra é decepada. E embaixo está escrito que para assegurar que os trabalhares escravizados não roubarão, uma das mãos é cortada, e que a beleza não vale a morte.




 
Tradução: "Qual o preço pelos seus diamantes?". E na linha de baixo, diz para dizer NÃO ao comércio de armas e matérias-primas com países que violam os direitos humanos.


Tradução: Para cada caixa que é aberta, a de alguém é fechada (refere-se ao caixão).


Depois disso, não poderia concordar mais com uma frase do Schopenhauer, que diz: "No íntimo, o homem é uma fera terrível. Nós o conhecemos apenas em relação à domesticação e treinamento exercidos pela sociedade".

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates