quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A ciência por trás da série “The Big Bang Theory”

quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Bazinga! A sétima temporada de “The Big Bang Theory” está prestes a começar (dia 26/09 nos EUA), então que tal uma olhada nos bastidores da série e descobrir quem está por trás da ciência que é retratada em cada episódio desse show que é sucesso absoluto?
the big bang theory
Assim como fizemos com Breaking Bad, chegou a hora de descobrir curiosidades sobre a ciência de The Big Bang Theory. A série teve início em Setembro de 2007 e mostra a vida de um grupo de amigos nerds/geeks (fãs de HQs se preparem para várias homenagens!) que moram na Califórnia e são super inteligentes, contando com um físico teórico, um experimental, um engenheiro aeroespacial e um astrofísico, que trabalham no mesmo lugar. Além disso temos a loiraça garçonete aspirante a atriz Penny, vizinha deles que acaba entrando pra essa turma, e outros personagens inicialmente secundários que ao longo das temporadas se tornaram personagens fixo, tamanha a adoração do público pela série (que bate recordes de audiência).
the big bang theory
E fazendo parte desse sucesso está David Saltzberg, um renomado físico (já trabalhou no CERN e dá aulas de Física e Astronomia na University of California) e também o assessor científico da série. Os roteiros de cada episódio passam pelas mãos do físico, que revisa e corrige os erros que podem aparecer nas falas dos personagens, bem como frequentemente visita o set de filmagens. Se o quadro de anotações de Sheldon estiver com equações escritas, pode ter certeza que foi David que as fez.
David Saltzberg The big bang theory
Todo episódio é recheado de referências à cultura pop e muita, muita ciência. Uma das teorias que já foram debatidas na série é a Teoria das Cordas (ou supercordas), que é uma teoria que pode explicar o universo em seu nível micro e macroscópio. Essa teoria é uma tentativa de unificar a Teoria da Relatividade com a Mecânica Quântica, além das 4 forças fundamentais (electromagnetismo, gravidade, força nuclear forte e força nuclear fraca, que Einstein passou grande parte da vida tentando unificar em sua Teoria do Campo Unificado). É a mais complexa teoria já desenvolvida, e envolve cálculos matemáticos que para a maioria das pessoas são totalmente incompreensíveis. Ela já passou por várias reformulações e provavelmente passará por novas no futuro. É vista pelos físicos como a principal teoria que possa explicar o universo inteiro, até em seu nível mais fundamental, desde o surgimento do Big Bang até o possível final do universo.
teoria das cordas
Uma das mais famosas premissas da Teoria das Cordas é a existência de nada menos que 11 dimensões, contando com as 4 que conhecemos (3 espaciais e 1 temporal). No século passado cientistas descobriram que o átomo não era indivisível, pois é composto por partículas muito pequenas denominadas elétrons, prótons e nêutrons (as outras dimensões ocultas fazem parte desse nível subatômico). Mas a Teoria das Cordas afirma que essas partículas subatômicas ainda podem ser divididas, e que se o fizéssemos, enxergaríamos pequenos filamentos, denominados cordas. O universo inteiro seria formado por pequenas cordas, que conforme seu comprimento e vibração, criam e definem a característica de uma partícula subatômica, explicando porque há uma diversidade tão grande de partículas no universo.
teoria das cordas
Níveis de Ampliação: 1. Nível Macroscópico – Matéria 2. Nível Molecular 3. Nível Atômico – Prótons, nêutrons, e elétrons 4. Nível Subatômico – Elétrons 5. Nível Subatômico – Quarks 6. Nível das Cordas.

Outra teoria que já foi discutida na série é o “Gato de Schrödinger”, que já explicamos aqui no Zunkabitz.
Voltando para David, ele afirma que esse trabalho lhe traz muita satisfação, pois acredita que haverá uma nova geração de cientistas daqui a 10 anos: garotos que assistiram à série e decidiram se tornar cientistas porque gostaram dos personagens.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates