sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Seis universidades do Brasil entre as 500 melhores do mundo.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014
Seis universidades do Brasil estão entre as 500 melhores do mundo, de acordo com a classificação de Xangai publicada nesta sexta-feira, e que confirma a supremacia dos Estados Unidos no ensino superior.
Das seis instituições brasileiras na lista, o destaque fica com a Universidade de São Paulo (USP), que aparece na 144ª posição e é a única da América Latina entre as 150 melhores do mundo.
As outras instituições de ensino superior do Brasil no 'Top 500 de Xangai são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 317ª posição), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 318), a Universidade Estadual Paulista (Unesp, 362), a Unicamp (365) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 421).
Outras quatro universidades latino-americanas aparecem entre as 500 melhores do mundo, duas do Chile (Católica e U de Chile), uma da Argentina (Universidade de Buenos Aires, UBA) e uma do México (Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM).
A edição de 2014 do ranking universitário não apresenta muitas mudanças em relação a 2013 e confirma o domínio americano.
Harvard é considerada a melhor universidade do mundo, seguida por Stanford, MIT e Universidade da Califórnia.
A Grã-Bretanha é o outro país que integra o exclusivo clube anglo-saxão das 10 melhores universidades do mundo, com Cambridge (quinta posição) e Oxford (nona posição).
Na Europa continental, a ETH de Zurique (19ª), a Universidade Pierre e Marie Curie de Paris (35) e a Universidade de Copenhague (39) são as três melhores da região.
A Universidade de Tóquio (21) e a Universidade de Kioto (26) são apontadas como as melhores da Ásia.
O índice de Xangai foi criado em 2003 na Universidade Jiao Tong da cidade chinesa. A classificação é muito aguardada em todo o mundo, mas também é objeto de críticas por sua metodologia.
De acordo com os pesquisadores da Jiao Tong, a lista é baseada em uma série de indicadores objetivos e informações fornecidas por terceiros.
A classificação se concentra nas pesquisas de ciências exatas, em detrimento do ensino, algo muito mais difícil de quantificar.
Entre os critérios utilizados está o número de prêmios Nobel que ex-alunos ou pesquisadores das universidades receberam, o número de medalhas Fields (equivalentes ao Nobel de Matemática e que teve o Artur Avila, do IMPA, entre os vencedores este ano), assim como o número de artigos publicados em revistas exclusivamente de língua inglesa como "Nature" e "Science".
A cada ano são avaliadas 1.200 universidades de todo o mundo, mas a lista inclui apenas as 500 melhores.
Lista das 10 melhores universidades do mundo em 2014 de acordo com a classificação de Xangai:
1. Universidade Harvard (EUA)
2. Universidade Stanford (EUA)
3. Instituto Tecnológico de Massachusetts - MIT (EUA)
4. Universidade da Califórnia-Berkeley (EUA)
5. Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha)
6. Universidade de Princeton (EUA)
7. Instituto Tecnológico da Califórnia - Caltech (EUA)
8. Universidade Columbia (EUA)
9. Universidade de Chicago (EUA)
9. Universidade de Oxford (Grã-Bretanha)

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates