Perseguição, assassinato e isolamento: o drama dos albinos africanos.
O drama dos albinos na África é muito mais grave do que a exposição solar
O Lago Victoria é o 7o maior lago do planeta, e o maior da África. Quando o explorador britânico John Speke chegou às suas margens em 1858, acreditava ter chegado às nascentes do Rio Nilo, que junto com Sir Richard Burton procurava a anos.
John Speke (1827-1864)
Descobriu o Lago e o batizou com o nome da Rainha da Inglaterra em 1858
O Lago Victoria em foto da Nasa. Área similar à Irlanda
Suas águas banham a Tanzânia, Uganda e Quênia
Infelizmente Speke estava apenas parcialmente certo: o Lago Victoria é parte importante do sistema formador do Rio Nilo, mas não pode ser considerado isoladamente como origem do maior rio africano.
O Rio Nilo e seus formadores
As margens do grande lago concentram uma significativa população, que vive da pesca e bebe de suas águas, numa região repleta de cadeias montanhosas e clima ameno. Há registros de presença humana na região a mais de 50.000 anos.
O impressionante crescimento populacional às margens do Lago Victoria nos últimos 50 anos
O Lago Victoria tem mais de 300 ilhas, em uma área com o tamanho aproximado da Irlanda, mas uma delas se destaca pelo tamanho e pela curiosa história que encerra em seu território. Trata-se da ilha de Ukewere, a maior do continente localizada no interior de seu território, que serve de abrigo para uma grande comunidade de albinos.
A ilha de Ukerewe, refúgio dos albinos tanzanianos
Na África 1 em cada 5.000 recém-nascidos apresenta albinismo. Este indicador é 4 vezes maior do que a média mundial, e somente na Tanzânia estima-se que existam 200.000 albinos. Visitando Ukewere, você perceberá isto claramente. Mas por quê esta comunidade buscou um lugar tão isolado ?
Em pleno Século XXI é difícil acreditar que albinos estão sendo mortos para ter partes de seus corpos utilizados em rituais de magia negra. No vizinho Congo, os curandeiros locais costuma pagar até 2 mil dólares por crianças albinas, criando um tráfico aterrador.
Histórias tenebrosas são contadas, sobre albinos que foram atacados e tiveram as mãos amputadas no meio da rua por bandidos, que as levaram como se estivessem roubando um telefone celular ou uma carteira.
Classe com maioria albina em escola tanzaniana
o medo os persegue
Hoje há um forte movimento na Tanzânia e países vizinhos para que esta prática odiosa tenha fim, e pelo menos 7 assassinos de albinos foram condenados à morte nos últimos anos. Mas notícias de desaparecimentos, sequestros e assassinatos de albinos ainda são mais comuns do que todos gostariam de ouvir.
Nos últimos anos, a Tanzânia tem apresentado uma transição política positiva e índices de desenvolvimento animadores. Mwanza, a segunda maior cidade do país e principal porto do Lago Victoria é a metrópole mais próxima de Ukewere, e a comunidade albina tem sido melhor protegida pela polícia, mas ainda há muito o que fazer.
Mwanza, segunda maior cidade da Tanzânia. Crescimento "chinês"
Mansões nas encostas do Lago Victoria em Mwanza
Beverly Hills africana?
Mwanza foi uma das cidades africanas que apresentou o maior desenvolvimento na última década, e hoje o local já tem mansões, resorts e um importante centro comercial, onde vivem quase 1 milhão de pessoas.
Time de futebol de albinos espera sua vez de entrar em campo na Tanzânia
Protesto em Dar es Salaam, capital tanzaniana
Na Tanzânia, vivem mais de 200.000 albinos
Notícias animadoras para o povo que vive isolado, protegendo-se de seus próprios irmãos. Para quem já passa a vida fugindo do Sol, preocupar-se com mais inimigos é ainda mais cruel.
Fique agora com algumas fotos deslumbrantes da região do Lago Victoria, na região chamada pelos exploradores britânicos do séc XIX de "Montanhas da Lua".
Pôr-do-Sol sobre o Lago Victoria.
As luzes dos pescadores noturnos na região de Mwanza
A luz serve como isca para os Omena, pequenos peixes que são base da alimentação local
Aves á beira do Lago
As belas paisagens às margens do Victoria. As pedras são presença obrigatória na paisagem
Veja mais fotos da cidade de Mwanza, a "metrópole" do Victoria
Mais sobre a Tanzânia em...
Read more: RIOBLOG: Perseguição, assassinato e isolamento: o drama dos albinos africanos http://the-rioblog.blogspot.com/2011/05/o-drama-dos-albinos-africanos.html#ixzz1NgrQP7Fr
0 comentários:
Postar um comentário