FONTE: http://cienciasvirtual-bio.blogspot.com/
Resolvi escrever este texto depois de rever os comentários dos posts sobre ciência e fé aqui do blog. A maioria dos visitantes deixou comentários onde podemos ver claramente a tendência de se colocar em dois extremos, onde se acredita na ciência ou na fé, nunca nos dois.
Em seus primórdios, ciência e fé caminhavam juntas, porém no final do século XV começou a se criar um abismo muito grande entre elas, que se consolidou no século XVIII com o Iluminismo, e se fortaleceu com o capitalismo.
A Igreja Católica, em um determinado momento da história, tomou para sí o monopólio do conhecimento científico, e para ela, esse conhecimento estava contido na bíblia. A bíblia é um apanhado de vários livros, que oferece várias oportunidades de interpretação, porém, a interpretação católica era a única aceita, e ninguém, absolutamente ninguém poderia discordar.
GALILEU GALILEI
Galileu Galilei |
Penso que o momento mais marcante dessa ruptura envolve o astrônomo Galileu Galilei, que depois de anos de estudo, foi julgado pelo tribunal da Inquisição, e já velho e doente foi obrigado a abdicar de suas idéias, simplesmente para que não morresse queimado ou enforcado.
A CIÊNCIA E A FÉ
Louis Pasteur |
Devido a essa ruptura entre fé e ciência, as pessoas se tornam um tanto extremistas. Uma pessoa que não acredita em Deus lê um artigo científico e já se convence de que Deus não existe, ou um religioso ao ler o artigo científico logo desacredita a ciência.
Temos que entender que Deus não é propriedade de nenhuma religião, que por sinal é um meio muito lucrativo, abrir uma igreja e ficar isento de impostos. Não é porque as religiões ensinam algo, que muitas vezes nos parece absurdo, que temos que desacreditar Deus. Ele existe, e essa opinião é compartilhada por vários cientistas ao longo da história.
Quando alguma pessoa estuda ciência ela acaba por encontrando Deus, posso dar o exemplo de um dos maiores cientistas que o mundo já teve. Louis Pasteur dizia que um pouco de ciências nos afasta de Deus, muito, nos aproxima.
OS TRÊS REIS MAGOS
Os três Reis Magos |
Melquior era um idoso de 70 anos vindo de Ur, Gaspar era um jovem de 20 anos vindo de uma região montanhosa perto do Mar Cáspio, e Baltazar era homem de 40 anos, mouro, vindo da região do Golfo Pérsico.
Os três iniciaram uma longa viagem ao verem uma estrela que, para eles, era o sinal do nascimento de um grande rei. Essa estrela os guiou até um menino que mudaria os rumos da humanidade, Jesus Cristo.
Quem hoje for visitar a catedral de Colônia, na Alemanha, será informado de que ali repousam os restos dos reis magos. De acordo com uma tradição medieval, os magos teriam se reencontrado quase 50 anos depois do primeiro Natal, em Sewa, uma cidade da Turquia, onde viriam a falecer. Mais tarde, seus corpos teriam sido levados para Milão, na Itália, onde permaneceram até o século 12, quando o imperador germânico Frederico dominou a cidade e trasladou as urnas mortuárias para Colônia.
Segundo alguns estudiosos, os Reis Magos não eram reis, e sim líderes religiosos em suas nações, e talvez o que ninguém perceba é que eram cientistas, muito provavelmente astrônomos, pois a estrela que os conduziu, era na verdade um cometa, que passou próximo a órbita da Terra, cometa cuja existência já foi provada pela ciência, e que era conhecido a cerca de 5.000 anos pelos astrônomos chineses. Os religiosos magos eram cientistas, que através de suas observações astronômicas foram guiados até Cristo. Está ai, meus amigos, na Bíblia, uma prova de que ciência e fé podem e devem caminhar lado a lado.
A CRIAÇÃO DA TERRA
A bíblia nos diz que no primeiro dia, Deus separou as luzes das trevas; no segundo dia, Deus criou o firmamento dando-lhe o nome de céu; no terceiro dia, Deus fez a terra germinar e criou as plantas e os seus frutos; no quarto dia Deus colocou no céu o sol, a lua e as estrelas; no quinto dia Deus povoou as águas de peixes e os céus de pássaros; por fim, no sexto dia, Deus povoou a terra de animais de todas as espécies, e criou o homem e a mulher.
Pois bem, analisando essa passagem que está contida na bíblia, qualquer pessoa que não estuda ciência, e só lê algo do tipo, irá pensar que essa história é um completo absurdo, mas vamos analisar bem.
A ciência nos diz que no início houve, provavelmente, uma grande explosão que formou os planetas, o sol, a lua, as estrelas, etc; após algum tempo surgiu à atmosfera da terra, o “céu” propriamente dito; depois de mais um tempo surgiu a vida nos oceanos; mais algum tempo depois essa vida se expandiu para a terra firme, surgindo as plantas e os animais, e no céu com as aves, por fim, segundo a ciência, surgiu o homem, a muito pouco tempo se compararmos com a idade do planeta. E aí, alguma semelhança com o que está escrito na bíblia? Sim, muita semelhança, sabe por quê? Simplesmente pelo fato de ter sido Deus o criador de tudo, mas como aquelas pessoas que escreveram a bíblia, a milhares de anos, poderiam saber como tudo aconteceu? Eles sabiam daquela forma que está na bíblia, e foi dessa forma que eles escreveram. O problema é que as religiões ainda enchergam as coisas pela visão daqueles homens, que a milhares de anos propuseram essa teoria que se assemelha muito com o que a ciência diz hoje.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Costumo dizer sempre para os meus alunos que a ciência é o meio com que Deus mostra toda sua genialidade e amor a nós. Acredito na ciência, na evolução das espécies e tudo mais, mas para mim tudo tem uma causa, DEUS.
Um dia os religiosos não mais precisarão nos “ensinar” como amar a Deus, e os cientistas não serão vistos como homens sem fé e nem tentaram provar que Deus não existe. Quando este dia chegar, a fé e a razão vão se completar, será muito mais fácil entender como Deus age neste pequeno planeta azul.
Para aqueles que possuem uma mente aberta fica a dica de nunca buscarem a ciência já achando que nela encontrarão a verdade absoluta, e nem procurem a religião achando que nela está presente o seu Deus. É importante entendermos que fé sem razão não passa de misticismo, e ciência sem fé não passa de suposições, Deus existe, independente do lugar que você esteja, e através da ciência ele demonstra o quanto ama você, pois nada na natureza é por acaso.
0 comentários:
Postar um comentário