|  | 
| Professor Darcy doando sangue azul para a fábrica da Bic! | 
O Ministério da Saúde anunciou que jovens entre 16 e 17 anos,  mediante autorização dos pais ou responsáveis e idosos com até 67 anos  podem doar sangue a partir de agora. Pela norma anterior, a doação era  autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade. Além  disso, a orientação sexual não deve ser usada como critério para a  seleção de doadores. A mudança faz parte da portaria nº 1.353/11,  aprovada pelo Ministério da Saúde, e que estabelece um novo Regulamento  Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a  doação de sangue no Brasil. A coordenadora do Banco de Sangue do  Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), enfermeira Maria Helena Winckler,  informa que a partir desta nova legislação, idosos até 68 anos também  poderão doar, mas com a condição de que não sejam doadores pela primeira  vez. 
Segundo a enfermeira, a ampliação da faixa etária para doação de  sangue é baseada em evidências científicas, comprovadas por estudos  internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Associação Americana  de Sangue (ABB) já havia aprovado que jovens com idade entre 16 e 17  anos e também idosos com mais de 65 anos pudessem doar. As novas  diretrizes relacionadas à idade dos doadores também já vigoram em países  europeus.
Assim como os adultos, os adolescentes também passarão por triagem.  No dia da doação, é preciso evitar alimentação gordurosa por 4 horas  antes da doação e a ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas  anteriores. Homens e garotos podem repetir a doação a cada três meses,  já as mulheres e garotas, a cada quatro. No HCI, “as mudanças  estabelecidas no novo regulamento foram bem recebidas pelos servidores  que executam atividades hemoterápicas”, disse Maria Helena, que estudou  os pontos do novo regulamento.
Na tarde de terça-feira, dia 12, o banco de Sangue do HCI recebeu o  primeiro jovem depois da nova legislação do Ministério da Saúde. Gilmar  Poli Júnior, de 17 anos, aprendeu em casa, que doar faz bem para si e  principalmente para o próximo. “Estou tranqüilo e muito feliz em poder  ajudar alguém que precisa. Sei que minha atitude pode incentivar que  outros colegas e amigos também venham doar”, disse Gilmar.
Com a nova medida, o menor de 18 anos deve ir doar sangue acompanhado  dos pais ou responsáveis legais. “Se os responsáveis não puderem  comparecer ao local da coleta, o doador deve ir munido de uma  autorização reconhecida em cartório”, finaliza a enfermeira Maria Helena  . O volume de sangue coletado no HCI chega a 500 bolsas por mês e no  Brasil atualmente chega a 3,5 milhões de bolsas por ano.
Gilmar Poli Júnior, 17 anos, primeiro doador adolescente após nova portaria, quer sensibilizar mais jovens para doação de sangue
Veja abaixo quem pode doar sangue:
- Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral;
- Idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem  ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com  o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades  tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16  anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo  médico do serviço de hemoterapia.
- Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser  aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios  específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11.
Fonte: Assessoria de Imprensa do HCI
 
 
 
0 comentários:
Postar um comentário