Imagine um cartão de visitas/negócios com um plus sobre quem lhe entregou - um vídeo com um realease, por exemplo. Ou experimentar roupas e acessórios sem sair de casa, em lojas virtuais que oferecem a possibilidade de você usá-los sem recebê-los. Até de estar diante de um personagem ou pessoa que pode interagir com você dependendo do seu comportamento. Essa tecnologia já está presente em nossas vidas e se chama Realidade Aumentada, que pode transformar ainda mais a forma como mantemos nossas relações sociais.
EXEMPLO DE REALIDADE AUMENTADA
A vida em sociedade traz importantes elementos para a construção da sociabilidade humana. O convívio das pessoas umas com as outras resulta no que chamamos de capital social - um dado valor por cada troca que efetuamos através da socialização. E quando esse escambo é identificado e experimentado por meio de tecnologias que diminuem o contato off-line entre os indivíduos, porém os reaproxima com outras ferramentas reconstruindo essa relação? A Realidade Aumentada (RA) ganha força cada vez maior tanto para ações de marketing das marcas para trazer uma experiência diferente do consumidor com o produto ou serviço, quanto para se tornar a utilidade em si, ou seja, o serviço já funcionando. O processo funciona dessa forma: um software ou aplicativo que lida com a integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Então, de forma interativa com a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, é possível trazer os elementos de dentro do computador para fora dele, ou seja, realizar a inserção de objetos virtuais no ambiente físico.
Assim, com o avanço dessa tecnologia, pode-se pensar desde alterações das relações de trabalho até os processos de organização social, haja vista que esse mecanismo pode gerar a recombinação do sistema para produzir e consumir bens e serviços - instância econômica. Para confirmar como essas relações podem ser modificadas, trouxe alguns exemplos para reforçar essa afirmação. Nos dois primeiros vídeos, coisas sensacionais que já foram criadas com a RA. O terceiro vídeo, é um futuro do nosso cotidiano pensado pela Nokia. Quem ainda não viu, vale a pena conferir!
0 comentários:
Postar um comentário