Desligue a tv
E inspirado em um texto intitulado "Desligue a televisão" que li no livro: "Os 100 segredos das pessoas felizes", de David Niven, PhD. Texto 22: Desligue a televisão, pág.14 em meu arquivo DOC.(todas as pesquisas citadas abaixo foram retiradas do livro).
A televisão tem o poder de nos afastar do que há de fundamental em nossas vidas: família, princípios éticos, religião e estudo (conhecimento).
Quando você vai ao supermercado, você compra alguma coisa em todas as seções? É claro que não. Provavelmente comprará algo em alguma seção e é mais possível ainda que você tenha ido onde há algo que quer e passou direto por aquelas prateleiras que não há nada de que precise neste dia.
Mas, quando se trata da televisão, muitos de nós parecemos consumidores vorazes que não resistem a qualquer oferta. Vejam no exemplo: as segundas feiras vemos televisão, as terças feiras vemos televisão, as quartas assistimos futebol na TV, as quintas a sua série favorita... Muitas vezes assistimos televisão porque estamos viciados e não porque haja algo que realmente desejamos ver.
Quando você estiver na frente da TV., faça-se a seguinte pergunta: quero mesmo ver isso? Ou poderia estar batendo um papo com os amigos, com a família, lendo um bom livro, fazendo alguma caminhada?
Alguns psicólogos descobriram que as pessoas que mais assistem televisão diminuem a sua capacidade de conversar, prejudica o vocabulário e afeta o sentimento de felicidade. É como se a televisão roubasse nosso tempo e qualidade de vida e, nunca mais os devolvessem.
Tenho duas sugestões que passam pela minha mente agora. Primeiro seria ter a menor quantidade possível de aparelhos de TV em casa. E segundo: tire-a da sala.
Primeiramente, eliminando a quantidade de aparelhos de TV em casa, tendo somente uma televisão, você estará economizando no dinheiro da aquisição de uma nova e terá uma economia considerável no consumo de energia elétrica. Além de ter menos opção de TV em casa e consequentemente com mais tempo livre para conversar com seus familiares e habitantes da mesma casa.
A segunda sugestão é porque normalmente ligamos a TV somente porque ela esta lá, isso é o que você costuma fazer. Tirando-a da sala estamos sem o “vício” ao alcance de nossos olhos. Faça um teste: não ligue a televisão hoje. Se não conseguir, tire-a da sala. Faça da hora da refeição um momento de troca de experiências diárias. Traça a meta de se ter uma melhora na qualidade de vida da sua família, leve esta idéia para sua casa, pergunte aos integrantes da sua residência o que eles acham de não ligar a TV hoje.
Claro que você terá que assistir televisão algum momento, porém ligue-a apenas quando houver algum programa que você realmente queira ver, escolhendo com qualidade que programação assistir. Você vai aprender a usar suas horas liberadas de forma enriquecedoras, criativas, que lhe darão muito mais prazer e felicidade do que o entorpecimento passivo que televisão acionada pelo controle remoto pode lhe oferecer.
E as pesquisas mostram que assistir televisão em excesso pode triplicar a sua ânsia consumista e cada hora diária na frente da TV reduz em cerca de 5% sua satisfação pessoal. Também pudera, se nas novelas tudo que mostra é ficção: riquinhos esbanjando dinheiro e comprando carrões, galã que tem cinco ou mais mulheres “afim” de ficar com ele, o ser humano pobre sendo injustiçado e massacrado pela vilã, o especialista em enganar aquele que é mais humilde, e assim por diante.
0 comentários:
Postar um comentário