sexta-feira, 13 de maio de 2011

Anorexia, seus distúrbios e sua ligação com a mídia.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

É comum você ouvir uma mulher dizer que precisa perder uns 5 quilinhos. O curioso é que se ela conseguir este objetivo a frase ainda será dita da mesma forma. As vezes me pergunto se o objetivo final é desaparecer.
anorexia nao alimente a modelo


Sei que é bater em uma tecla antiga dizer que a indústria da moda força goela abaixo de garotas em todo o mundo o ideal de que para ser bonita é preciso ser o mais magra possível. A imagem abaixo é de mulheres desfilando em passarelas apesar de todas parecerem vítimas de campo de concentração.
anorexia passarela
Segundo o Ambulim (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), estima-se que entre 0,5 e 4% das mulheres terá Anorexia Nervosa, de 1 a 4,2% Bulimia Nervosa e 2,5% transtorno do Comer Compulsivo, ao longo da vida. São números grandes para transtornos alimentares. Isso sem contar casos mais leves, de insatisfação com o próprio corpo, busca incessante por dietas e cirurgias plásticas que podem abranger 15% das mulheres.
Quando foi criado em 1992, o Ambulim recebia um caso a cada 15 dias, atualmente aparecem 10 novos pacientes por semana. Uma prova que a mensagem passada pela mídia está atingindo cada vez mais a cabeça das mulheres brasileiras.
anorexia rastejando
Estima-se que se seu índice de massa corpórea (seu peso em quilos dividido pela altura ao quadrado) está abaixo de 17,5 você provavelmente sofre de anorexia nervosa. Pacientes com bulimia apresentam geralmente um índice entre 17, 5 a 19,5. Entre os pacientes diagnosticados com transtornos alimentares 90% são mulheres.
anorexia modelo
Se prestarmos bastante atenção poderemos ver que a mensagem transmitida pelas revistas não é das mais corretas. As capas estampam dietas milagrosas para a mulher perder muito peso, mas nunca é estimulada a reeducação alimentar. De que adianta comer maçã e atum por 2 meses se vai voltar tudo de novo ao fim do regime?
O uso publicitário do ideal de magreza não possui resultados muito bons. Segundo uma pesquisa da Media Awareness Network a exposição a imagens de mulheres magras, jovens e “photoshopadas” está diretamente ligada a depressão, perda da auto-estima e o desenvolvimento de hábitos alimentares prejudiciais a saúde em mulheres.

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