sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Um carro que funciona apenas com ar!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Um carro que funciona a ar? Será mesmo verdade? Será que permitem que um projecto destes avance, com todas as implicações para as industrias petrolíferas?
Parece mentira mas não é. Ao que tudo indica, o MiniCat, um carro pertencente à empresa Tata Motors, estará à venda na Índia muito em breve. Apesar de muitas dificuldades na produção de um motor deste tipo e de, com toda a certeza, alguma pressão da parte de empresas petrolíferas e governos, o MiniCat agradará as carteiras de todos os seus compradores ao mesmo tempo que estará a ajudar a preservar o ambiente, já que o seu motor é muitíssimo pouco poluente.

Carro movido a ar - MiniCar - Tata Índia Motors

Recomendamos estes artigos para si:

Como funcionam os carros eléctricos
- Os melhores e mais rápidos carros eléctricos

Como funciona o carro a ar?

O ar comprimido está armazenado em tanques de fibra de carbono, a uma pressão de 4351 psi. O ar fresco é aspirado para o interior de uma câmara de compressão e aí é comprimido até uma pressão de 290 psi. No ponto mais alto de pressão o ar atinge cerca de 364 graus centígrados, sendo neste ponto injectado na câmara de combustão. O ar aquecido e comprimido expande-se muito rapidamente na câmara, empurrando o êmbolo para baixo. Foi criado um pistão com características especiais para um novo ciclo termodinâmico, que garante uma maior eficiência energética.
O ar limpo expelido pelo escape está a uma temperatura muito baixa, entre os 0 e os 15 graus abaixo de zero. Isto faz também com que não haja necessidade de um sistema de ar condicionado, não se perdendo assim potência desnecessária.
O carro movido a ar é muito leve e tudo isto é conseguido através de uma construção em fibra de vidro e com um chassi tubular. Consegue atingir os 105 km/h e andar mais de 300 quilómetros com apenas uma recarga de ar.
As partes eléctricas do veículo são controladas através de um microprocessador e os sinais eléctricos são transmitidos via rádio para as luzes e as restantes partes do veículo.
Este carro não usa chaves e para entrar e ligá-lo apenas necessita de um cartão, que pode estar no seu bolso.

Motor movido a ar - MiniCar - Tata Motors Índia

Autonomia e preço do MiniCat

A autonomia do MiniCat é de facto impressionante. Carregar o seu depósito de ar custa cerca de 2 dólares e é suficiente para fazer este veículo percorrer até 300 quilómetros! Para abastecer o tanque de ar bastam apenas alguns minutos numa estação de serviço devidamente equipada, mas se tiver um compressor em casa conseguirá fazê-lo em cerca de 3 ou 4 horas. Como não é um motor de combustão, um litro de óleo vegetal é o suficiente para lubrificar este pequeno motor e precisa de ser substituído apenas a cada 50 mil quilómetros, um número muito interessante!
Apesar ser um carro de dimensões reduzidas e que nunca poderá ser visto como um carro de passeio, um carro para viagens grandes ou até familiar, o seu preço é muito convidativo e está estimado em apenas 4000 dólares. A sua utilização em cidade é muito eficiente e económica e terá com certeza um grande leque de clientes.

Especificações, características do MiniCar movido a ar, da Tata Índia Motors

Agora resta-nos apenas aguardar que este projecto seja lançado e seja uma realidade muito em breve! Com a crise mundial, está cada vez mais urgente um veículo tão económico como este carro movido a ar. Não esqueçam do nome, MiniCar, da Tata Índia Motors!

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TECNOLOGIA SOCIAL 2014 ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates